quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Hamlet

Hamlet

Título: Hamlet
Autor: William Shakespeare
Editora: Scipione
Ano:2002 /Páginas:111

A trágica história de Hamlet, que se encontra diante de uma terrível dúvida: "Ser ou não ser, eis a questão!". Uma passagem muito conhecida também é na qual o Príncipe segura um crânio. Este clássico de Shakespeare teve várias adaptações para o cinema.

Personagens: 
Hamlet: príncipe da Dinamarca, filho do Rei Hamlet e da Rainha Gertrudes; 
Rei Hamlet: casado com Gertudes foi morto por seu irmão Cláudio; 
Rei Cláudio: irmão do Rei da Dinamarca, o mata para tomar posse; 
Gertrudes: mãe do príncipe Hamlet, foi esposa de do Rei Hamlet e se tornou esposa do Rei Cláudio; 
Polônio: criado do Rei; Ofélia: filha de Polônio, apaixonada pelo príncipe Hamlet; 
Laerte: filho de Polônio, jura vingança contra Hamlet.

Filme Hamlet de 1948
Rei Cláudio, Rainha Gertrudes e Príncipe Hamlet (1948)

O Príncipe da Dinamarca vê o espírito de seu pai e este lhe conta sobre a sua morte, revelando que seu assassino era seu irmão Cláudio, agora Rei. Hamlet fica  indeciso se deve ou não fazer vingança. Daí que vem a famosa frase: Ser ou não ser, eis a questão! Então para ver como seu tio reagiria, Hamlet pede aos atores para encenarem a morte de seu pai, o Rei Hamlet. Como havia previsto, o Rei Cláudio ficou incomodado e se retirou da sala. Hamlet o seguiu para matá-lo, mas recuou ao vê-lo rezando. 

Filme Hamlet de 1990
Hamlet e Ofélia (1990)

Ofélia, filha de Polônio, é rejeitada por Hamlet. O Príncipe conversa com sua mãe, Gertrudes, que agora é casada com seu tio, e diz que ela estava traindo seu pai. Nisso, Polônio, um criado, estava escutando atrás da cortina e Hamlet pensando ser Cláudio, o mata. O Rei manda Hamlet para a Inglaterra, lá tinha planos para matá-lo. Porém o navio é atacado por piratas e o Príncipe consegue retornar para a Dinamarca. Laerte, também filho de Polônio, retorna da França e é instigado pelo Rei a fazer justiça pela morte de seu pai e pela loucura de Ofélia, que a levou ao suicídio. 

Filme Hamlet de 1996
Hamlet segurando o crânio (1996)

No cemitério dois rústicos fazem uma sepultura e Hamlet segura um crânio, dizendo ser de um bobo da corte que conheceu na infância. Assim que o cortejo chega, Hamlet fica sabendo que a cova era para Ofélia. Ele e Laerte travam uma luta e Hamlet diz que amava Ofélia. O Rei prepara um combate de esgrima entre seu sobrinho e Laerte, que na verdade é uma armadilha, pois na ponta da espada de Laerte continha veneno e se Hamlet vencesse, na bebida em que comemoraria também continha veneno.

Spoiler


O duelo começa e o Príncipe está vencendo, entretanto a rainha em sua alegria bebe o cálice envenenado e morre. Hamlet é atingido pela espada de Laerte, porém trocam sem querer as espadas e Laerte também é atingido.Hamlet percebe a emboscada e obriga o Rei a também beber o cálice. Laerte antes de morrer, perdoa Hamlet. Todos morrem no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...